Escolas da Rede Inspira contam como a Cloe auxiliou no ensino remoto durante a pandemia

Com projetos e expedições, a plataforma integra alunos, aumenta o engajamento e facilita o aprendizado nos colégios ACesso e Physics
Depoimento Escolas - Cloe e Rede inspira

No início de 2020, os colégios ACesso, localizado em Curitiba, no Paraná, e Physics, com várias unidades no estado do Pará, ambos pertencentes à rede Inspira, passaram a utilizar a Cloe na Educação Infantil, nas disciplinas de Português, Matemática do Ensino Fundamental, além das disciplinas modernas, oferecidas no Garage 21. Pouco após a formação dos professores, oferecida pela equipe da Cloe, em parceria com a Universidade de Columbia, iniciou-se o contingenciamento das escolas pela pandemia e, com ele, um período de constantes adaptações. Para entender qual foi o papel da plataforma nesse processo, Guida Weber, coordenadora do ACesso, e Lorena Jacob, diretora pedagógica da Regional Norte do Colégio Physics, compartilharam a experiência com a Cloe nesse novo cenário educacional.  

Em um primeiro momento, temia-se que a presença e o engajamento do estudante diminuíssem por conta da distância do ambiente escolar. “Quando se trabalha com o aluno a metodologia de projeto, percebe-se um gostinho de quero mais. Ele sabe que, a cada passo e continuação do conteúdo, vai ter algo novo a ser feito” conta Guida, explicando que o interesse do aluno foi mantido durante o processo. “A Cloe trabalha com o encantamento, levando o conteúdo de uma forma muito dinâmica e de fácil assimilação”. 

No ACesso, também foi necessário renovar o método avaliativo e a Cloe foi protagonista na mudança. “Nós acreditamos que a avaliação do aluno pelas expedições é uma avaliação processual, que leva em conta toda a aprendizagem; a cada aula ele desenvolve uma habilidade nova”. Para a diretora, a plataforma de ensino permitiu avaliar o estudante de maneira mais completa, abrindo espaço, também, para o descobrimento. 

No entanto, o ensino a distância altera a dinâmica da casa como um todo e, em um primeiro momento, muitos pais sentiram-se perdidos frente os novos formatos. Lorena Jacob, diretora pedagógica do Colégio Physics, fala que após essa primeira fase, começaram a vir elogios das famílias. “Os pais passaram a trazer o quão positiva foi a implementação da plataforma, contando para a gente sobre o engajamento dos filhos nos trabalhos e projetos”. 

A plataforma Cloe, mesmo sendo pensada para o ensino presencial, facilita a apoia de forma significativa o ensino remoto. Segundo a diretora, a escola pretende manter a Cloe mesmo com o retorno das aulas presenciais. “Alguns alunos não vão se sentir confortáveis em voltar para a aula presencial e a plataforma vai continuar facilitando o manejo da disposição da aula remota”, afirma Lorena Jacob, lembrando que, no novo processo de adaptação a este modelo híbrido presencial e remoto, muitos casos devem ser considerados e a decisão de cada família deve ser respeitada. A Cloe entra com o papel de conciliar esses cenários. 

E, para Guida Weber, conciliar é uma boa palavra para descrever a plataforma. “A Cloe possui coisas mágicas, como o trabalho em projetos e as expedições, desenvolvidas de forma criativa e dinâmica. Tudo leva a um fácil desenvolvimento das habilidades dos alunos e envolve toda a comunidade escolar, as famílias, os professores e a demais equipe pedagógica. A plataforma tem essa força de integrar”, afirma.

FacebookTwitterLinkedInWhatsApp